terça-feira, 28 de julho de 2009

Camaro Biturbo

Os fãs da arrancada brasileira certamente conhecem este carro, o Camaro biturbo do empre- sário paulista Adriano Kayayan, atual re- cordista da categoria Import com o tempo de 8.605s alcan- çados nos 402 metros do Velopark. O carro, que foi comprado no Rio de Janeiro, recebeu reconstrução completa e passou por algumas transições, primeiro aspirado, depois aspirado nitro e agora biturbo.

O motor V8 foi reconstruído e recebeu pistões forjados da marca Wiseco montados com anéis da marca Hellfire, bielas perfil H da marca Howards montadas com bronzias Clevitte, virabrequim também da marca Howards, comando de válvulas da marca Comp Cams, cabeçotes de alumínio da marca Dart que contam com a vedação de juntas da marca Cometics. Os cabeçotes receberam peças especiais, varetas e molas da Crane Cams, tuchos e balanceiros da Comp Cams, válvulas de admissão e escape da marca Milodon. A taxa de compressão é de 10,5:1.

Na alimentação, o propulsor trabalha com coletor de admissão Edelbrock que recebe oito injetores de 160 libras/hora controlados por módulo de injeção Fuel Tech Race Pro 1fi. Bomba de combustível e dosador são da Weldon. O motor é alimentado por álcool de posto, o uso de metanol é um dos artifícios que o carro ainda dispõe. Os coletores de escape foram feitos pela German Escapes Especiais. As turbinas foram desenvolvidas pela Master Power. O motor trabalha com pressão de 1.2 bar. A pressão é regulada por válvulas FTX e o sistema conta ainda com Boost Controller da Fuel Tech. Na pressurização, mais uma válvula da FTX. Na parte elétrica, o V8 trabalha com bobia e módulo de potência da MSD, que realiza corte de giro com 7500 RPM. Todo o controle de ignição é feito pelo módulo de injeção.

Na transmissão, o Camaro utiliza câmbio Powerglide TH 400 em conjunto com uma alavanca de câmbio B&M. O blocante é da marca Richmond e a suspensão traseira é um sistema de ladder bar feito pela Profix Drag Race com amortecedores da Impacto. O carro esta calçado com pneus Hoosier 10,5 na traseira. As rodas são modelo Pro Star da Weld Racing.

A estrutura do carro foi reforçada com gaiola santo antonio. No interior o carro conta com todos os itens originais, importante para quem também utiliza o carro para passeios. Na instrumentação, itens da Cronomac aliados aos monitores da injeção e booster eletrônico da Fuel Tech, ambos posicionado no centro do painel. Além disso, o Wideband Datalloger está presente para mostrar tudo o que acontece no funcionamento do motor. Na decoração e funcionalidade interior o carro conta ainda com bancos concha San Marino e cito de segurança Simpson. Todas as laterais de porta e forrações interas são um charme a parte do carro mais rápido da categoria Import.

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