quinta-feira, 16 de julho de 2009

100 anos da Audi

Como uma das mais bem sucedidas indústrias automobilísticas, a Audi completou nesta quinta-feira (16) 100 anos de existência. A origem da Audi se deu em 1909 quando August Horch se envolveu em uma disputa com o conselho de supervisão da A. Horch Cie. Motorwagen-Werke AG e deixou a empresa que ele mesmo havia fundado em 1899.

Pouco tempo depois fundou uma segunda companhia, a Horch Automobil-Werke GmbH, em Zwickau, mesma cidade da anterior. Horch perdeu a disputa legal pelo nome da empresa e a solução encontrada foi a tradução de seu sobrenome, que em alemão significa "escute" para o latim: Audi. O novo nome da companhia tornou-se efetivo a partir de 25 de abril de 1910.

O primeiro carro da Audi foi o Type A, com um motor quatro cilindros 2.6 de 22 cv. O modelo para quatro pessoas foi desenhado pelo próprio August Horch. Na verdade, o primeiro carro da marca a convencer o consumidor alemão foi o Type C de 1913, com motor 3.5 quadricilindrico que desenvolvia 35 cv, capota fixa, acabamento requintado e conforto considerável. O Type C foi um sucesso imediato. O carro também ficou famoso pelas competições que venceu com Horch ao volante.

Em 1929, a crise econômica enfraqueceu a Audi, que não tinha condições de sobreviver isoladamente, assim como as fabricantes alemãs Horch, DKW e Wanderer. Então, em 1932, sob o comando do Banco Estatal da Saxônia, as quatro fábricas fundiram-se formando o grupo Auto Union. Essa união originou o logotipo atual da Audi, que dentro de cada anel trazia a logomarca de cada uma das fabricantes.

A empresa produzia desde motocicletas até automóveis de luxo. Na época oferecia a maior gama de veículos do mundo. O crescimento da produção e o sucesso do grupo foram tantos que chegou a segunda colocação na Alemanha, atrás apenas da Mercedes-Benz.

A união das quatro marcas originou uma respeitável ala de pesquisa e desenvolvimento, que ficou conhecida pelos protótipos de altíssimas capacidades para a época. O Type C ficou conhecido com seu motor de 16 cilindros que ultrapassou a incrível marca dos 400 km/h em estradas alemãs em 1939.

Entre 1939 a 1949, a Auto Union teve o capitulo mais difícil de sua história, tendo a sua produção de automóveis paralisada. Neste período teve a sua produção centrada em material bélico para abastecer as forças militares da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, assim como todas as fábricas alemãs da época. Somente em setembro de 1949 a Auto Union retomou suas atividades, agora com sede na cidade de Ingolstadt, uma vez que as instalações da Audi, DKW, Horch e Wenderer acabaram destruídas na guerra.

Em de janeiro de 1965, a Volkswagen adquiriu 50,3% da Auto Union e uniu todas as marcas do grupo em apenas uma formando a nova Audi. Nos anos seguintes vieram uma série de carros que ajudaram a aumentar o prestigio da marca como o Audi 80 e o Super 90. Hoje, com uma gama de automóveis com motores e equipamentos de última geração, a Audi briga em igualdade com Mercedes-Benz e BMW.


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