quarta-feira, 22 de julho de 2009

BMW HP2 Sport

A BMW costuma associar suas motos ao conforto dos modelos de turismo, à valentia das grandes uso-misto GS e à tecnologia em suspensões e freios. Raramente apresenta, no mundo das duas rodas, a esportividade que esbanja em seus automóveis. Mas isso ira mudar com o lançamento da HP2 Sport no Salão de Paris.

Considerada pela BMW como a moto mais leve, potente e esportiva que já produziu com a clássica configuração boxer, de cilindros opostos. Baseada na R 1200 S, a HP2 tem desenho próprio, com carenagem de fibra de carbono e exposição parcial do motor. Na traseira, as saídas do escapamento tomam o lugar habitual da lanterna. O painel foi inspirado nos modelos de MotoGP é todo digital, com conta-giros em escala curva.

O motor de dois cilindros tem relação com o da versão de competição da R 1200 S, usada em provas de longa duração. A HP2 Sport, Primeira boxer da marca com duplo comando de válvulas, desenvolve a potência de 128 cv a 8.750 rpm e o torque de 11,7 m.kgf a 6.000 rpm. Diante do peso a seco de apenas 178 kg, a relação peso-potência é de 1,4 kg/cv, comparável à de esportivas japonesas de quatro cilindros e 600 cm³. São 6 cv a mais e 12 kg a menos que na R 1200 S.

A HP2 Sport é a primeira moto para rua com QuickShifter, mecanismo aplicado ao câmbio que permite trocas de marcha sem acionar a embreagem ou aliviar o acelerador. O sistema antitravamento (ABS), que nesta moto é opcional, também trás inovações tecnológicas podendo ser desativado para uso nas pistas.

A mecânica inclui também recursos como suspensão traseira monobraço Paralever (com componentes Öhlins como a dianteira Telelever), rodas de alumínio forjado e freios Brembo com montagem radial das pinças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Copyright 2008 | Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger by Blogcrowds.

Blogger Theme distributed by FREE Templates 4U