sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Opala YBL

Década de 70
O luxuoso e silencioso Opala Comodoro 4.100 ano/modelo 1977, equipado com ar condicionado e teto de vinil, circulava tranquilamente pelas ruas de Curitiba, conduzido por um motorista sério e uniformizado. Durante o dia transportando executivos para o centro financeiro da capital paranaense e à noite levando os casais para badalados eventos sociais.

1989
Comprado por Agenor Avelino Scortegagna Júnior, popular Scort ou Urso, que pretendia realizar seu sonho e transformá-lo em um Opala de arrancada. O luxuoso Opala foi passando por algumas mudanças para deixá-lo mais potente, mantendo o motor 6 cilindros, porém, aspirado com três carburadores Weber 40 IDF. Correndo na categoria Super 6/8cil. Com a cor amarela, logo foi apelidado de Yellow Lethal (amarelo letal) e recebeu as letras Y e L no capô. Mas o primeiro grande upgrade só veio em 1994 com a adoção de três carburadores 45 DCOE e seis injetores de nitro, elevando a potência para 600 cv.

1996
Já na categoria Estruturada, o YL bateu de frente com o muro durante uma prova, ficando bem avariado. O carro teve que ser reformado as pressas para a próxima disputa. Não restando tempo para a pintura, acabou ficando com uma faixa na cor preto-fosco. O público antigo não gostou muito, mas o novo adorou. Para agradar gregos e troianos, Scort resolveu manter as duas cores no carro, que passou a ser chamado de YBL (Yellow Black Lethal).

2007
O ano de 2007 realmente foi excelente para Scort. Além de ser recordista na categoria Super Pró-Mod (7s370) e ter seu carro, o Yellow Black Lethal, considerado o Opala mais rápido do mundo, Scort ainda conseguiu dar um retorno de mídia de R$ 3,5 milhões para a Goodyear.
Durante o ano, Scort participou de três etapas do Campeonato Paranaense de Arrancada, da 14ª edição do Festival de Arrancada, do Força Livre Motorsport Show e conseguiu um grande destaque na mídia regional e nacional. Foram 60 reportagens em jornais e revistas sendo destaque de capa na Revista Full Power, no Jornal Gazeta do Povo e no Jornal O Estado do Paraná, 60 matérias de rádio e televisão com destaque para os programas Domingo Espetacular e Repórter Record e ainda mais de 360 matérias veiculadas na internet.

2009
Atualmente, o YBL conta com motor V8 Chevrolet Small Block, caixa automática, blower, e injeção. Segundo Scort, são utilizados entre 40 e 45 psi que geram de 1500 à 1800cv, podendo chegar a incríveis 2.400cv de potência com 70 psi de Blower. A carroceria é toda de fibra, a pintura é uma verdadeira obra de arte e só chegando muito perto para perceber que as lanternas e faróis são pintados. O nível de detalhes e de acabamento é impressionante.
Piloto
Nascido em 02/04/1966, natural de Lages – SC, Agenor Avelino Scortegagna Júnior, conhecido como Scort ou Urso, iniciou sua carreira em 1986 com um Puma GTB e, em 1987, montou um Chevette com motor de Opala quatro cilindros. Já no ano seguinte comprou o Opala Comodoro 1977, com o qual corre até hoje.

Homenagem
Segundo Scort, o carro é utilizado até hoje como uma homenagem a um grande amigo, o Joãozinho, ex-engenheiro da Scort Drag Racing. “Sempre corri e sempre vou correr com o mesmo carro em homenagem ao meu engenheiro, que era um grande amigo e acabou falecendo. Como o carro era o xodó dele, vou correr sempre com o YBL como uma forma de prestar um tributo a uma pessoa que me ajudou tanto. Poderia ter mudado de carro e feito várias coisas, mas não vou largar nunca esse Opala”.

Títulos
11 Campeonatos Brasileiros e Festivais
14 Campeonatos Paranaenses

Recordes
Categoria Pro-Mod: 7.874s
5ª Etapa/Curitiba – PR
Ano: 2005

Categoria Super Pro-Mod: 7.370s
2ª Etapa/Curitiba/PR
Ano: 2007

Recorde de velocidade
Categoria Estruturada: 339 Km/h
Guaporé/RS
Ano: 2002

Entrevista muito legal feita pela revista Full Power com o piloto Scort

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Copyright 2008 | Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger by Blogcrowds.

Blogger Theme distributed by FREE Templates 4U